Os tumores de mama são comuns em cadelas e gatas, podendo estar associados a uma grande taxa de mortalidade nessas espécies. Em sua grande maioria os tumores mamários são malignos e sempre precisam de avaliação de um médico veterinário.
O tamanho do tumor está diretamente relacionado com o prognóstico do paciente, sendo de extrema importância a avaliação veterinária mesmo em tumores mamários pequenos para que sejam feitas as intervenções necessárias para evitar a sua progressão. Todo tumor mamário retirado deve ser submetido ao exame de biópsia para que seja definido se é um tumor maligno ou benigno.
Além da necessidade de avaliação histológica dos tumores mamários para definição diagnóstica, é fundamental que animais portadores sejam submetidos a exames hematológicos e exames de imagem como ultrassonografia abdominal e radiografia de tórax, para que sejam identificadas possíveis metástases e definido o estágio da doença. A partir do diagnóstico do tumor e do estadiamento tumoral é definida a necessidade de exames avançados e tratamentos adicionais necessários, como a quimioterapia.Dra. Gabriela Oliveira Nascimento
Médica Veterinária
CRMV – 23650